Como limpar móveis de MDF

Os móveis planejados agora são febre em muitas casas , principalmente com o aumento dos apartamentos pelo plano Minha Casa, Minha Vida (em que os imóveis são pequenos), o jeito mesmo é tentar fazer os móveis planejados. São práticos e aproveitam bem os espaço se bem feitos e elaborados, porém requerem uma série de cuidados na manutenção.

Os móveis feitos em MDF não podem ser limpos com limpadores Multiuso (como Veja entre outros semelhantes), pois com o passar do tempo elas amarelam a superfície e você pode até perder a garantia do seu produto com o marceneiro. Também não é bom usar ceras e nenhum produto abrasivo e pontiagudo.

Para limpar esses móveis existem algumas formas:moveis planejados

Sabão de coco líquido diluído em água. Esse método ajuda a remover aquelas sujeiras menos difíceis e é bom para dar aquela manutenção semanal. Use um pano macio, umedeça-o nessa mistura e passe no móvel todo. O pano precisa estar úmido e não encharcado de água com sabão, para não escorrer e manchar, além de encharcar o móvel. Somente umedeça para poder limpar e depois com outro pano úmido, somente com água, passe novamente para retirar o sabão.

Pano úmido com álcool em gel. Essa dica também é legal para limpezas semanais em ambientes como quarto, racks ou painéis, mesas, armários de banheiros. Porém, para armários de cozinha onde há fritura ou gordura é melhor usar a ideia do sabão de coco, pois a gordura pode manchar com o álcool em gel.

Removedor de limpeza pesada, solvente de fórmica ou tiner. Essas sim ajudam e muito na limpeza pesada, para aquela faxina mensal ou quinzenal e para retirar manchas difíceis. Os MDFs mancham com um certa facilidade, principalmente os móveis com MDF branco. Então, procure um removedor ou se você conseguir um pouco de tiner você vai ver que a sujeira sai muito fácil. Da mesma forma que o método o sabão de coco liquido, você vai umedecer um pano com a produto e passar na superfície inteira, depois de uns 3 minutos passe outro pano umedecido com água para retirar o produto e finalizar a limpeza. cozinha planejada

Atenção: leia com atenção o rótulo do produto para saber em quais superfícies são permitido o uso e converse com o marceneiro que fez seus móveis para saber que produto ele recomendo ou não. Alguns marceneiro retiram a garantia do produto caso seja usado limpadores incorretos.

Para armários da cozinha é recomendado uma limpeza semana com sabão de coco liquido, pois as gorduras podem acumular e assim fica bem difícil você retirar. Para os móveis com MDF durarem mais não é bom deixar acumular sujeira. Tenha o habito de limpar nem que seja quinzenalmente e uma vez por mês com um removedor, solvente ou tiner.