Corpo pinica após o banho

Para algumas pessoas ocorre um pinicamento na pela em regiões do corpo com pele fina. Há diversos motivos e entre estes vamos falar de dois deles: ou é porque há alergia ou porque houve uma infecção na pele.

Quais os motivos para que o corpo pinica?

Se a questão for alergia, isso acontece quando o uso do sabonete, produto químico para lavar a casa ou até mesmo alergia comum a poeira e outros itens dentro da casa são responsáveis por causar a vermelhidão da pele e deixar uma coceira muito grande. Você pode evitar a alergia que produz isso ao utilizar sabonetes neutros como os feitos com glicerina.

corpo pinica após o banho

Pontos de tratamento quando o corpo pinica com o dermatologista

Para quando o corpo está pinicando é recomendado o uso também de sabonetes específicos para alergia que são vendidos em farmácias. Alguns adultos também podem estar com as regiões íntimas pinicando após uma relação com seu cônjuge ou até mesmo pessoas que tomam atitudes íntimas pode causar micro ferimentos na pele fina.

O melhor a se fazer quando isto ocorre é manter-se afastado destas atividades por um tempo, buscar o tratamento com receita de um médico especializado em dermatologia. Veja algumas dicas para coceiras para quando se está com regiões que pinica nas lá em baixo.

Isto é normal e para isso é necessário uma pomada e muito embora saibamos o nome não podemos informar aqui pois envolve tratamento médico. Procure um farmacêutico nestes casos que será receitado algo para aliviar a dor, o pinicamento e curar. Isso acontece porque é produzido na pele micro arranhões que deixam a pele pinicando.

56 thoughts on “Corpo pinica após o banho

  1. Eu tenho essa coceira, é muito ruim. Ela acontece depois do banho. Fica pinicando nos braços, costas, barriga, é um inferno. O que me intriga é que também fico muito enjoada, com ânsia de vômito, com nojo de tudo, pego um lençol bem limpo me enrolo e fico bem quietinha até passar. As vezes fico tão agoniada que até choro. Já consultei vários dermatologistas e eles sempre falam que devo tomar banho quase frio e usar sabonete neutro de glicerina, passar creme hidratante, especialmente aqueles que possuem “ureia” na composição e aguardar até a coceira passar. Eu já tomei banho com água filtrada, achando que seria o “cloro” em excesso na água, principalmente no verão, quando chove, porém não tive sucesso.
    Se alguém sabe de algo que possa nos ajudar, que se manifestem.
    Grata, Severina

    • Ola Severina Tambem tenho esse problema a mais de 10 anos e ja tentei de tudo tb, gostaria que me mantesse informado se descobrir algo, se eu souber de algo tb te aviso.
      Obrigado
      Vinicius

    • Gente, tenham calma. já passei pelo mesmo e depois de muitas tentativas para fazer essa coceira passar acabei por descobrir. Quero antes relembrar que antes de iniciar as minhas tentativas, consultei médico e não me levou a nada. Houve momentos que quase gritava de raiva por causa dessa coceira depois do banho. A mim durava cerca de 30 minutos.
      O que tem a fazer:
      1- Tomar banho todos os dias
      2- Tomar banho de agua muito quente. Tão quente que até escalda. Como é dificil entrar no banho com agua muito quente, vá aumentando a temperatura com o passar do tempo até atingir uma grande temperatura. Deve aguentar cerca de 20 minutos de banho debaixo dessa agua quente.
      E é só isso. Minha opinião é que com o banho perdemos muitas celulas da pele e as bacterias da superficie da pele ficam mais activas. Com as elevadas temperaturas estas bacterias que eram responsaveis pela coceira, acabam por morrer.
      Comigo funcionou. Espero que funcione com voces porque sei o quanto realmente desesperante é essa coceira

    • Também quando tomo banho após começa pinicar fiz de tudo sem resultados só tomando DESLORADINA comprimido passa.

  2. Gente, eu tbm fico com a pele coçando depois do banho, exceto no membros. Fui a um alergista e ele alegou que seria uma urticagem fisica, tbm chamada de dermografismo. Ele receitou alguns anti-histaminicos que eu espero que funcionem. Alem disso é importante beber muita agua e usar hidratante apos o banho com a pele ainda molhada. Na maioria das vezes é cronico. Espero ter ajudado, abraço.

  3. Gente já tive essas coceiras, e as vezes ela ainda retorna. Descobri que me ataca quando estou com meu fígado intoxicado. Uma dica é cuidar da alimentação. Para mim a coceira só passa quando o corpo secar bem, não adianta passar creme tomar banho com outro sabonete.

  4. quanta gente com o mesmo problema eu tbm sofro com isso ja passei cleme ja fiz de tudo um pouco quanto meu corpo esta suado e eu tiro a camisa tbm cosa muito não sei mas o que fazer fui no demarto ela me falo que era para passa menos sabonete não deu em nada mas as vezes eu tomo banho e não casa é muito bom uma coisa tão simples tomar banho mas pro nós que tem esse tipo de alergia e f…. fica se cosando o pior é que vc nunca para de se cosar peito costa braços perna é tudo ja não quento mas ,,,,,,

    • oi eu tenho esta coceira , esta cada dia pior é só tomar banho que começa , é em todo o corpo mas mais braços e pernas chega a pinicar espinhar e se passa idratante parece que piora . me da um desespero uma raiva que me tranco sozinha e fico uma meia hora até passar. e não é só quando tomo banho se me molho lavando alguma coisa ja começa. não sei mais o que faser pois nada que ensinam adianta, só não tenho no inverno quando é bem frio. se alguem souber de algum remedio que funcione por favor me ajude ?

  5. Gente também tenho o mesmo problema me pinica muito após o banho e quando fico suada, já fiz de tudo mas não passa não aguento mais as vezes da vontade de sair correndo igual uma louca de tanto q pinica….

  6. Tbem sofro muio com essa coceira e pinicacao,sinto ate nausea,a unica forma q encontrei e tomar banho bem quente,mesmo no verao,eainda as pessoas acham q e frescura,medicos nao curam isso. Abraco.

  7. Eu também, já tentei vários tipos de óleos vegetais, nenhum funcionou. Isso começou há cerca de uns três anos, desde então, tomar banho é um martírio! Coça até o branco dos olhos.

  8. Pessoal, essa coceira é mesmo uma coisa que endoidece e nos deixa com uma vontade de esfregar o corpo na espinheira…
    ja tomei banho de ervas, cremes diversos, sabonetes, uso de toalhas, não secar o corpo, secar com vento, banho frio, quente, morno, banho a cada 2 dias, 3…banho com pano molhado, uso de alcool na pele, so falta passar gasolina e tacar fogo…
    Coça tudo, desde o peito do pé, pernas, partes intimas da frente e traz, peito costa, braço, rosto, cabeça…
    o unico jeito que encontrei para resolver essa maldita coceira foi quando passei a fazer meus banhos uma vez por semana..

  9. Muito triste isto, o banho ao invés de prazeroso, torna-se uma tortura, não imaginava que tanta gente tinha o mesmo problema que o meu, coça tanto que a pele chega a formar machucados, percebo que alguns sabonetes fazem a pele coçar mais, vou experimentar o de glicerina para ver se a coisa melhora.

  10. tem gente que so pode estar de sacanagem, tomar banho fervendo e uma vez na semana? eu tenho isso desde criança e tem épocas que me saem com mais frequencia, a região que mais me incomoda é parte do pescoço e seios, eu fico com bolhas e vergões e tenho vontade de sumir quando isso acontece, nem pensar banho quente porque me queima quando ali há qualquer calo, sol nem pensar e eu fico assim alguns dias, já fui a médicos e nada adiantou, eu acredito que seja estress mesmo, quando estou mto estressada elas costumam aparecer, outra explicação é o cloro na água, eu sou alérgica a piscinas e fico igual algumas vezes quando saio do banho, e quando falta água e ela vem forte e leitosa ai me aparecem mais…mas sei lá, não luto mais isso e vou tentando deixar passar sem desespero. Boa sorte pra quem pode aguentar e ir vivendo com isso.

  11. Ufa… achei que estava ficando louco ou então não sou o único louco, rs.
    No meu caso, já acontece a uns 6 anos, tomo banho e fico coçando por aproximadamente meia hora, é desesperador!!!
    Já tentei banho quente, morno, frio, passar álcool, desodorante, usar sabonete de glicerina, sabonete Dove que tem tantos % de hidratante, secar com papel toalha, tolhas diversas… me receitaram até antialérgico e nada!!!
    Observei que não é só o banho propriamente dito, algumas vezes basta molhar ao lavar as mãos, chuva… e também o suor.
    No meu caso, coça peito, braços, pernas, costas mas nunca o rosto(!!!!).
    Suspeito que esteja relacionado ao suor, mas após o banho não estou suado e me coço (!!!!), sei lá, se nem os dermatologista que consultei não sabem, imagine eu…
    Estou observando se a alimentação (comida gordurosa, doce..) tem alguma relação mas até o momento não constatei nada.
    O inverno sempre foi minha estação preferida agora mais ainda pois geralmente não me coço tanto.
    Ultimamente tenho coçado menos, descobri que ao me secar se não “passar/esfregar” a toalha no corpo e sim “batendo” de modo a não esfregar a pele não fico coçando ou coça bem menos.

    • Agnaldo meu caro eu também tive a mesma experiencia, sempre q eu me esfregava para secar a coceira piorava então passei a so encostar a toalha e coço bem menos, eu também nao imaginava que tinha tantas pessoas com esse problemas realmente é frustrante, muito irritante, fica a dica para vocês é so nao esfregar a toalha q ameniza um pouco.

  12. Estou espantada com o número de pessoas q teem o mesmo problema que eu. Quando percebi essa coceira tinha uns 12 anos, hoje tenho 37 e a coceira continua. É um verdadeiro inferno. Assim como todos já tentei de tudo, sabonetes diversos, hidratantes, água fria, morna…. enfim, percebi q no meu caso a coceira é mais intensa nos membros, braços e pernas, e piora nos banhos pela manhã. Nos banhos à tarde ou noite não sinto coçar. Sempre achei q fosse algo relacionado à circulação, pois se tomo o banho umas duas horas depois q levanto não sinto coçar, mas se levantar e for direto pro chuveiro tomar banho é o fim do mundo… acredito q não tem cura. E é um caso para a medicina pensar em tratamento para nós…

  13. Nossa, Debora, comigo acontece o mesmo! Se eu tomo banho ao levantar, é batata, começa o inferno. Mas tmb ocorre qdo vou à praia (o contato com areia e água do mar). Por isso, eu tomo Polaramine antes de ir para a praia, pq do contrário, tenho uma crise fortíssima.
    Já fiz testes de alergia, e uso sabonete hipoalergênico, mas é só chegar o calor que a tortura começa. Essa última semana tem sido terrível, tenho que tomar antialérgico praticamente todos os dias.

  14. tb tenho esse mesmo problema , agora que tenho com uma semana e to vendo gente ai com dois anos to perdida

  15. Sinceramente eu estou abismada com a quantidade de pessoas com esse problema, e estou com um pouco de medo tb, já que na maioria dos casos parece que não há muito o que fazer. Vai fazer umas duas semanas que estou com essa coceira e juro já estou pensando em parar de tomar banho por causa dela. Já sou impaciente por natureza e eu fico realmente a beira de um ataque nervoso com essa maldita coceira. As vezes tenho vontade de jogar alcool e tacar fogo. Nasa funciona e estou desesperada por uma solução, tenho muita coceira principalmente nos braços e pernas, mas é muita mesmo. Pelo amor de Deus eu preciso de ajuda, não sei o que fazer pra passar esse tormento. Antialérgicos e sabonetes glicerinados não funcionam. Preciso resolver isso logo senão nunca mais tomarei um banho na vida.

  16. Calma, gente. Também passo por isso, e a solução é simples.
    Provoque pequenos arrepios pelo corpo, seja colocando uma camisa leve, ou de qualquer maneira (assoprões de alguém querido tbém valem….)
    Isso acontece por uma reação excessiva do organismo a algum agente.
    Sobre o banho quente, é verdade, e ajuda devido a uma dilatação maior dos poros, um relaxamento que inibe a reação excessiva.
    Importante: não coçe!!!!!! Deixe ela desaparecer sozinha, que é mais rápido. E arrepie-se! Não é nada sério. Por um lado é ótimo: significa que suas defesas estão altíssimas!

  17. Meus amigos , sofri muito com essa maldita coceira , porém acabou….é só pensar …contra a força não a resistência e sim inteligencia..dicas para parar de sofrer.evite o banho quente,quando for se secar não esfregue muito a toalha no corpo isso da uma coceira danada.
    sofria todos os dias comecei a fazer isso…..ACABOU.

  18. Ola pessoal! eu fiquei até rindo de algumas opiniões,por que a coisa é séria. eu tambem tenho essa maldita cosseira, e já não sei o que fazer. Eu já fico imaginando, a hora de tomar banho. Se alguem souber de alguma cura nus ajuda. Obrigado

  19. Ai gente, eu tenho isso…coça na barriga, braços e pernas é um inferno!!!! Álcool e nada, por incrível que pareça quando é verão melhora se eu tomar banho quente e se é inverno melhora se eu tomar banho frio :s eu tento sempre deixar a toalha torrar no sol, pois parece que coça menos…vou tentar manter ela hidratada com creme, mas aí aparece outro problema…escamação da pele!! eu percebo que quando eu saio do banho eu fico umas bolinhas pelo corpo e sinceramente arrepios em mim pioram, ficam mais intensas… :c é uma tortura!!!!

  20. E eu achando que tava louca, no meu caso so passa no banho com agua quente! Mesmo no verao… Essa foi a UNICA solucao no meu caso.

  21. Nossa quanta gente com esse mesmo problema. Eu tambem sinto muita coçeira apos o banho e quando estou suado ou agitado. Dermatologistas KD as soluções. Eu ja tenho uns 4 anos que sinto isso. Vou tentar sabonete neutro e glicerinado e banho com agua quente. Nao aguento mais isso.

  22. Loucura gente! A medicina nada… Eu tenho a mesma coceira a 3 anos, começou e não me larga… Dermatologista não resolve, mas um que consultei me receitou tracolimus, hidratante depois do banho, banho rápido e menos quente possível. Assim consegui controlar o inferno que eu estava. Estava que nem a Juliana Goes e a Helen… Vontade de jogar gasolina tacar fogo!!! No início coçava tanto que eu enfiava a unha, feriu uma grande parte do meu corpo! A ideia do arrepio vou testar. Abraço e muita sorte pra gente! Questão de humanidade, quem conseguir resolver não esqueça de retornar para compartilhar!

  23. Nossa, pensei que esse problema era so má minha familia, ainda bem que nao estamos só! Minha mae tem 50 anos e sofre com isso ha 35, nunca conseguiu resolver , minha irmã tb tem o mesmo problema e eu há alguns anos passo por isso. Parece que tem épocas que piora. Talvez por relapso, eu nao consegui associar essa alergia a nada…. Se alguem souber a cura, NOS AVISE! Queria ter de novo o prazer de um banho sem me preocupar com coceira’

  24. Tbm tenho isso a mais de 10 anos! Vem sempre no verão! Já tentei de tudo! O que melhora, é o banho quente e depois vou pro ar condicionado! Coloco roupas leves… Com 10 minutos passa. O jeito é ter paciência e esperar a coceira passar sem se coçar. É terrível.! Tanta gente tem e mesmo assim os médicos não resolvem.

    • Nenhum medico deu jeito enato corri atras. Betametasona da jeito porem vc não pode tomar para sempre, faz mal , uso Celestamine, tomo a metade umas 2h antes de tomar o banho, tb tem pomadas a base de betametasona.
      Dizem que a calamina tb funciona, vou tentar ainda essa semana. (Caladryl,clames e etc) usados para queimadura de sol,

  25. Meu Deus! Quanta gente sofrendo com isso. Pensei que fosse só eu e minha mãe! Sempre acontece comigo, porém tem época que pára e tem época que volta. É um inferno. Já tem duas semanas que estou com o corpo todo pinicando depois do banho. Fica essa pinicação por uns 30 minutos. Coça demais as pernas e os braços. É insuportável. Tô com medo de tomar banho. Já fico imaginando a hora de entrar no banheiro e ligar o chuveiro. Já tentei de tudo e não resolve. Fico louca quando começa. Água fria no meu caso piora muito. Vou experimentar tomar banho na água bem quente pra vê se resolve. Abraços e boa sorte pra nós!

  26. Pessoal, o banho de água quente resolve mesmo!
    Eu tomei banho bem quente umas 3 vezes e agora tomo banho frio não sinto mais nada.

    Obrigado pessoal pela dica!

  27. Pensei que estava só nessa!(rsrsrs) Brincadeiras a parte, isso é muito irritante mesmo! Logo após o banho você não quer falar com ninguém, pois já sabe que começa ali a sua tortura! Ja tentei sabonete com glicerina, sabonete Dove, toalha virgem, toalha do Bahia e nada! Vou tentar essa ideia do banho bem quente, se não funcionar, foi bom conhecer vocês! Vamos pesquisar mais Dermatologistas, pois de repente numa descoberta destas vocês ficam milionários!

  28. Essa coceira já me persegue há alguns anos. Fico 30 minutos isolada e irritada até a coceira passar. É um drama. Se lavar o cabelo então no banho é uma tortura. Tem que ser no tanque mesmo. Não tenho a coceira todo dia. Vou tentar o truque do banho quente, quem sabe ajuda.

  29. Ontem cocei tanto, que no desespero passei um spray para sarna dos meus cachorros. Aliviou um pouco. nao aguento mais.

  30. O problema de todos vocês é um só! Psicológico! Pessoas com stress, ansiosas, que já tiveram síndrome do pânico ou tem. Transtornos de ansiedade e qualquer tipo de problemas na vida, podem ter essa coceira. Procurem um profissional psiquiatra e vão ver que tenho razão! Calmantes, antidepressivos químicos ou não vão ajudar e muito!

  31. Ola! A uma semana comecei a coçar tambem primeiro na virilha e logo depois no corpo todo. o que me ajuda um pouco e secar o corpo com o secador de cabelo a coceira passa rapidinho.

  32. Senhores, convive com esta coceira insuportavel durante uns 3 anos. Após o banho e tbm ao suar. De fato é horrivel, fazendo-nos muitas vezes até chorar, por nao ter mais o q fazer. Tbm tentei de tudo. Tudo o que foi esboçado acima, eu fiz, em nada adiantou. Algumas coisas amenizavam apenas, dentre elas o alcool. Porem, nao resolvia. Ate que um dermatologista me receitou um remedio chamado TALERC, usei durante uns 4 meses e GRAÇAS A DEUS acabou a coceira.
    Raramente ela volta. nunca mais fiz uso do remedio.

  33. Eu me concentro e e fico pensando q sou mais forte q ela, e n esfrego a unha pra machucar. Qdo ta mto forte eu so passo a palma da mao… bom galera isso nem tem tratamento msm. Mas a do meu pai diminui mas nem sabe pq. Tristeza :3

  34. Ola pessoal. Tambem tenho essa coceira doida, parei de passar bucha de manha diminuiu um pouco. Talvez essa dica ajuda alguem.

  35. Também tenho essa coceira insuportável há muitos anos, é sódepoisdo verão, estamos em abril e já começou, me deito e fico quieta até passar, tenho que ficar no ar condicionado. Uso sabonete de glicerina, neutro, há muito tempo e não adianta, vou aproveitar a dica do remédio TALERC e falar com a dermatologista, tomara que dê certo.

  36. Eu tinha isso é bem simples de resolver quando tomar banho procure não fazer esfoliação ou seja exagera com a esponja ou bucha pq tira uma proteção natural causando pequenas fissuras na pele, outra dica é tomar banho quente com um tempo tudo volta ao normal.

  37. Olha não imaginava quantas pessoas passam por isso .neste momento estou com os braços ardendo de tanto me coçar como a boa parte do pessoal também já tentei de tudo já fui ao demartologista e nada não aguento mais a hora do banho teria que ser a hora pra relaxar descansar pelo menos pra mim é a hora do martilho da é desgosto em tomar banho só de pensar na cocheira que me espera apos o banho .

  38. Gente pensei q só eu sentia essa coceira infernal. Começou há pouco tempi mas o suficiente pra me deixar louca. A água fria no keu caso piora a situação. Nao uso mais sabonetes so óleos mas fazem pouco efeito. Ja não sei mais o que fazer.

  39. Fique impressionada com o numero de pessoas com esse tipo de coçeira, eu tbem tenho,mais comercei da agora, mais eu usei o sabonete de aroeira que contem Glicerina, e tomei banho de água fria, melhorou bastante.espero q posso ajudar vocês com essas informações.bjs

  40. Quando falo que não gosto de tomar banho todos me criticam kkkkkkkk…..
    Só vcs me entendem!
    Queria ver se esse povo coçasse igual a gente!
    Vou tentar “TODOS” os conselhos dessa lista um a um e se Deus quiser algum funcionará.
    Aí poderei saber o quão prazeroso deve ser tomar um banho relaxado ?

  41. e uma coceira do mal ……… tenho até medo na hora q vou tomar banho, ja fico imaginando como vai ser ou sai do banho .. ate choro ja pensando…. triste viu .. quantas pessoas sofre com isso !

  42. Pensei que so era eu que tinha essa coçeira insuportável,é horrível quando eu saio do banho já saio me coçando já,as vezes choro de tanta raiva,fico sem paciência .minha gente quem souber de algo por favor me diga,porque não aguento mais essa coçeira.
    Ana Lúcia
    Obrigada pela atenção!

  43. Gente eu estou ficando louca .. Tem dia que evito tomar banho .. Ta demais !
    Já entro no chuveiro chorando e quando saio e aquele desespero !

  44. Li todos os comentários e me identifiquei com cada um deles, não sabia que tinha tanta gente que sofria com o mesmo que eu. Já procurei vários dermatologistas e alergistas e todos disseram a mesma coisa, q devo evitar o banho quente. No meu caso não funcionou, coça do mesmo jeito. No período quente aparece uns carocinhos em várias regiões do corpo que só desaparecem quando aplico a pomada de dexametasona. Além de me coçar e chorar, não sei mais o que fazer ?

  45. OLA AMIGOS E SO USAR UMA POMADA CHAMADA PSOREX CREME JUNTO COM CREME HIDRAT UREIA 10%,,VAI MELHOR PORQ EM MIN MELHORA POR UM BOM TEMPO,,MAS VOLTA PORQ E CRONICO

Os comentários estão fechados.