Mesa de jantar: guia de compra e decoração

A mesa de jantar é um item da sala de estar que deve ser escolhida com cuidado mas que atenda ao gosto pessoal do morador. Para isso, iremos criar uma lista dos tipos de mesas junto a algumas fotos para que você dê início à sua escolha. No final do artigo iremos dar algumas dicas sobre mesas decoradas para a ocasião do jantar, mas que também podem ser usadas em outras situações como festas, reuniões de negócios ou encontro com amigos.
Christmas Dinner

Mesas de madeira segue o estilo rústico e sempre atende aquele que gosta de um ambiente mais escuro para a sala de jantar. Este tipo de mesa pode ser combinado com vidros, como é possível observar nas figuras abaixo mas também pode ser inteiriça. Note que são bem caras quando se deseja uma madeira rara e evite comprar mesas de madeiras de lei, aquelas que são proibidas para venda.

As mesa de vidro tem sido uma tendência hoje em dia por serem práticas de darem um tom moderno para a casa. Há alguns cuidados como o de crianças em casa muito embora os vidros sejam bem resistentes. Outros detalhes é que a limpeza para elas é sempre feita com mais trabalho, pois elas embaçam e engorduram facilmente apenas com o toque das mãos. Deixando estes detalhes de lado, estas mesas são as melhores para ambientes que se preza pela modernidade e combinação de cores tanto escuras quanto.
claras.

Mesas de aço/metal: hoje não se usa muito este tipo de mesa para uma sala de jantar, mas ainda há artesãos que fabricam bom móveis com aço ou metal que dão um ar muito moderno às salas. É exatamente por isso que a colocamos aqui, pois o aço está presente em muitos móveis e quando expostos possuem cores que os deixam excêntricos.

Para a decoração da mesa de jantar basta utilizar alguns guardanapos coloridos, lenços e flores, que não podem ser grandes ou que soltam as folhas. Em determinados casos, quando a mesa é bem trabalhada, não é necessário usar pano de mesa. Tente deixar exposta para que evidencie o material da mesma. As cores devem seguir a ocasião e em tempos de alegria é melhor usar bastante cores, mas para jantar de negócios use cores mais neutras. Veja algumas fotos abaixo para que você tenha dicas de como decorar para cada tipo de reunião.